sábado, 19 de janeiro de 2013

Horas-aula ou horas-aulas ?


De pau-brasil a decreto-lei - plural
M. T. Piacentini

"Como escrevo o plural de decreto-lei: decretos-leis ou decretos-lei?"

"Qual o plural de pau-brasil? Devo seguir a regra que diz: para formar o plural dos substantivos compostos apenas as palavras originalmente substantivos, adjetivos e numerais variam. Ficaria então: paus-brasis? paus-braseis? Por que, então, o plural de ‘papel-moeda’ é ‘papéis-moeda’?"
O substantivo composto pau-brasil tem dois plurais: paus-brasis e paus-brasil. Como nenhum dos dois soa bem, o melhor mesmo é não pluralizar, dizendo-se por exemplo: Compramos duas mudas de pau-brasil. / Morreram os três pés de pau-brasil plantados na avenida há cem anos. / Nos arredores da vila ainda existem alguns exemplares de pau-brasil.
O plural de decreto-lei é decretos-leis para quem ainda usa o dicionário Aurélio de 1985 ou 1986. Quem dispuser da edição de 1999 ou do dic. Houaiss, poderá optar entre decretos-leis e decretos-lei. Sem ironia: para entendermos a origem da divergência,  precisamos ver a regra de pluralização de substantivo composto com dois substantivos.
1) Como o substantivo é variável em número, ambos os substantivos vão para o plural quando formam um composto unido por hífen. É o caso de:
diretores-presidentes
sócios-gerentes
cirurgiões-dentistas
médicos-legistas
2) Há uma segunda possibilidade de plural quando a palavra composta traz como segundo elemento um substantivo que funciona como determinante do primeiro, isto é, quando ele especifica a função ou o tipo do termo anterior.
Veja a diferença: em diretor-presidente temos um diretor que "é" ao mesmo tempo presidente. Já em papel-moeda temos um papel que serve de moeda; em banana-prata, o substantivo ‘prata’ designa o tipo da banana; em papel-carbono, papel-borrão, papel-cópia, papel-jornal, temos vários tipos de serventia do papel.
É no segundo caso que se pode (e é mais comum) pluralizar apenas o primeiro substantivo. Alguns exemplos de plural duplo:
papéis-moedas ou papéis-moeda
papéis-borrões ou papéis-borrão
bananas-maçãs ou bananas-maçã
prisões-albergues ou prisões-albergue
papéis-cópias ou papéis-cópia
papéis-jornais ou papéis-jornal
horas-aulas ou horas-aula
atividades-fins ou atividades-fim
palavras-chaves ou palavras-chave
vales-transportes ou vales-transporte
caminhões-bombas ou caminhões-bomba
seguros-desempregos ou seguros-desemprego
licenças-prêmios ou licenças-prêmio
bolsas-escolas ou bolsas-escola.
Voltando ao decreto-lei: pode-se assumi-lo como um decreto que é também uma lei [caso 1 de plural], mas também se pode entender que se trata de um decreto que serve de lei (é decreto com força de lei), razão pela qual se permite agora pluralizar apenas o primeiro termo. Sutil a diferença? Também acho.
Sobre a autora:
Maria Tereza de Queiroz Piacentini é catarinense, professora de Inglês e Português, revisora de textos e redatora de correspondência oficial há mais de vinte anos. Em 1989 foi responsável pela revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina e no ano seguinte publicou artigos sobre questões vernáculas em diversos jornais. Retoma agora a publicação de colunas semanais com temas atualizados, em vista da experiência adquirida e das inúmeras consultas que lhe têm feito pessoas de todo o País depois que lançou o livro Só Vírgula Método fácil em 20 lições (UFSCar, 1996, 164p.). Também teve publicados, em 1986, dez módulos da Instituição Técnica Programada ITP, Português para Redação, edição esgotada.
Hompege: www.linguabrasil.com.br